Dia de S. Martinho em Freixiel




Em Freixiel, o dia 11 de Novembro de 2007, foi muito mais do que um simples dia de S. Martinho; em que se assam as castanhas e se prova o vinho novo.
Foi isso e muito mais!!!







A partir das 14 h00 as ruas principais ganharam uma nova vida.Foi o renascer de um sonho, de algo que já existiu no passado, e que agora com o esforço de todos os envolvidos, se concretiza novamente.
Falo do Rancho Folclórico de Freixiel, Grupo etnográfico, que fez a sua primeira actuação.Esta nova etapa, começou no passado mês de Março, quando um grupo de pessoas no Âmbito do Projecto Aldeias Vivas cantou e dançou as músicas do rancho. (parado há 18 anos) Eram apenas dois pares a dançar, elementos que tinham participado no anterior projecto e que, ao aliciarem o público, não resistiram e uniram forças, com a adesão e participação dos mais jovens fizeram ontem uma actuação em grande.

Neste momento o grupo conta já com 9 pares e cerca de 16 pessoas no coro, entre crianças, jovens e adultos.


Depois de percorridas as ruas principais, no Largo do Pelourinho o Grupo cantou e dançou para todos os presentes.


Houve um momento solene, em que alguns tomaram a palavra, foram muitas as emoções, homenagearam-se todos aqueles que ao longo dos tempos, participaram de alguma forma, neste Rancho; os que estão longe devido às circunstâncias da vida, os nossos emigrantes, e também aqueles que já não se encontram entre nós.


Aplausos não faltaram, parabéns ao grupo pelo trabalho desenvolvido… foi lindo!!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Ola...

Foi com muita emoçao e muita alegria, mas ao mesmo tempo com muitas saudades dos velhos tempos em que eu propria andava no rancho, que vi a nova geraçao do rancho de freixiel. Vi amigos, familia que so me deram vontade de estar presente.

Filicitaçoes e beijinhos para todos !

Anónimo disse...

Deu-me imensa alegria saber que voltou a renascer o rancho de Freixiel , espero que se prolongue por muitos e muitos anos,sempre com a mesma alegria.Estou ausente do pais ,mas sempre com o pensamento e o coraçaõ no meu Portugal.Beijinhos para todas as pessoas de freixiel em especial para os meus pais que amo muito.

Anónimo disse...

Fiquei sorpreendido e gosto imenso do rancho de freixiel... Fico com imensa pena de nao porder estar presente para tornar a vestir a minha farda antiga e que seria com muito gosto de o poder fazer para vos ajudar. Fico com muita alegria por o antigo rancho renaçer ! Beijinhos para todos vos e que tudo vos corra pelo o melhor ! Saudades

AG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AG disse...

Não pude estar presente na festa mas espero poder assistir a muitas outras actuações do Grupo de Freixiel.
Força!!!